Rádio Biguaçu FM
Publicidade
Nossa Localizacao
Biguaçu/SC
Iniciam as atividades da quarta turma de Guardiões Ambientais de Biguaçu
16/05/2018

Foi realizada na tarde dessa terça-feira (15/05), a aula inaugural da quarta turma de Guardiões Ambientais de Biguaçu. 27 novos alunos participam do projeto voltado à educação ambiental e cidadania que é realizado pela Prefeitura de Biguaçu, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi). Diversas autoridades participaram da aula inaugural, entre elas, o prefeito Ramon Wollinger e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Alexandre Waltrick.

A primeira aula foi ministrada pelo engenheiro químico Alexandre Trevisan, que falou sobre sensibilização ambiental, da preocupação que a sociedade deve ter com questões voltadas à água e esgoto e sobre a importância dos Guardiões como multiplicadores das informações e aprendizado que estarão adquirindo.

O grupo é integrado por estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Biguaçu, com idade de 12 e 13 anos. As escolas participantes são: Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos, Escola Básica Municipal Fernando Bruggemann Viegas de Amorim, Escola Básica Municipal Professora Olga Andrade Borgonovo, Escola Básica Estadual Professor José Brasilício, Escola Básica Estadual Professor Alexandre Sergio Godinho e Escola Super Incentivo.

“Os estudantes são selecionados com base no desempenho escolar, um conjunto de características que vão além da nota e do boletim, ou seja comportamento, disciplina, participação e interesse no assunto”, explicou Luiza de Oliveira Silva, bióloga da Famabi, que coordena o projeto.

Durante o curso, os alunos participam de aulas, palestras, oficinas e viagens de estudo com abordagens teóricas e práticas sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, como ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, flora e fauna, unidades de conservação e atividades relacionadas aos aspectos regionais e culturais. Sob coordenação da Famabi, os encontros são ministrados de forma voluntária por profissionais das áreas da educação, saúde, biologia, engenharias e outras.

“Nosso município é rico em belezas naturais e áreas que precisam ser preservadas. É importante que nós adultos façamos nossa parte e incentivemos ações voltadas para o cuidado com o meio ambiente. O Guardião Ambiental tem a missão de plantar a semente do que aprende, a semente do cuidado e da preservação, para que lá na frente todos possam colher bons frutos”, comentou o prefeito Ramon.

O projeto conta como parceiros e patrocinadores o Grupo Ábaco e Deltaville, Pedrita Planejamento e Construções, Inplac, Sulcatarinense, Distlé, Plotcollor e Novo Teto, além dos seguintes apoiadores: Padaria Marilu, Panificadora Biguaçu, Padaria Doce e Pão e Restaurante Aqueduto, bem como a Secretaria Municipal de Educação e o projeto Adote um Focinho.

Gincana

A aula inaugural teve também a participação das equipes participantes da Gincana Cidade de Biguaçu. Os gincaneiros entregaram placas de identificação de árvores frutíferas plantadas no bosque da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A ação foi uma das etapas da prova da madrugada, tarefa da tradicional gincana realizada no mês de maio. Além do plantio as equipes deveriam adotar os exemplares os identificando com as respectivas placas.

Participaram da aula inaugural os secretários de Governo, Karoline Wollinger; de Administração, Daniel Cesar da Luz; da Receita, João Luiz Luz; de Agricultura, Luan de Souza Pereira; de Educação, Kátia Roussenq Bichels; de Assistência Social, Marcelo dos Santos; o superintendente da Defesa Civil, Laudemir Pastorello; a superintendente da Famabi, Danubia Leal, bem como os vereadores Douglas Borba, Elson João da Silva, Fernando Duarte e Salete Orlandina Cardoso.

 

Conheça os Guardiões Ambientais 2018:

Ana Júlia Schmitt Gonçalves

Bruna Vitória da Silva

Davi da Rosa Cogo

Elian Silva

Eloisa Mafra de Freitas da Silva

Gabriela Linhares Siqueira

Gabriely Teixeira Rodrigues

Isabely Schimitt

Izabelly Kruche Rosa

João Vitor José Hulse

José Carlos Bittencourt

Juliana Souza da Costa

Kauê E. de Souza

Larissa Emanuelle do Vale

Leonardo Souza de Andrade

Lincon Jonas da Silva Diego

Marcela Pereira

Maria Antonia do Nascimento

Maria Clara Longo

Maria Vitória de Liz de Souza

Max Dietmar Hummel Earhardt

Sara Goes

Tayná de Oliveira

Vinicius Campos

Vitor Filipe Felstrovik

Vitor Vargas Castilho

Yasmin Eli da Silva

Fonte: Dicom Biguaçu
A tarde é Nossa
12:00 as 16:00
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua Pref. Leopoldo Freiberger, 578 - Sala 4, Centro - Biguaçu/SC
Ligue agora
(48) 3243-0012
Horário de atendimento
08:00 às 18:00h | Segunda a sexta-feira, (48) 3066-0032 Administrativo / Comercial