Rádio Biguaçu FM
Publicidade
Nossa Localizacao
Biguaçu/SC
Biguaçu forma terceira turma de Guardiões Ambientais
04/12/2017

Após oito meses de aprendizado sobre a importância da preservação da natureza e lições de cidadania, 16 adolescentes com idade de 12 a 14 anos se formarão como Guardiões Ambientais de Biguaçu. A formatura acontece no dia 05/12 (terça-feira) e será realizada na sede da Associação dos Servidores Municipais (ASMUB), às 19h30min.

 

Essa é a terceira turma formada pelo projeto, promovido pela Prefeitura de Biguaçu, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi), com apoio da Secretaria de Educação e de empresas privadas situadas no município.

 

O Guardião Ambiental teve como incentivo os moldes e finalidades do projeto Protetor Ambiental, de iniciativa e coordenação da Polícia Ambiental, que foi desenvolvido em Biguaçu nos anos de 2013 e 2014. A partir de então, como forma de dar continuidade à proposta, a Famabi passou a realizar o Guardião Ambiental, tendo sua primeira turma formada no final do ano de 2015, somando desde então cerca de 120 adolescentes participantes.

 

A turma de Guardiões Ambientais é formada por estudantes regularmente matriculados nas séries finais do ensino fundamental II, das escolas municipais Professor Donato Alípio de Campos, Professor Manoel Roldão das Neves, Fernando Bruggemann Viegas de Amorim e Professora Olga de Andrade Borgonovo, bem como das escolas estaduais Professor José Brasilício e Professor Alexandre Sérgio Godinho.

 

As aulas tiveram início em maio, com encontros semanais, incluindo palestras, oficinas e viagens de estudo com abordagens teóricas e práticas sobre assuntos como ecologia, recursos hídricos, gestão de resíduos, flora e fauna, unidades de conservação, além de atividades relacionadas aos aspectos regionais e culturais.  Sob coordenação da Famabi, conduzido pela bióloga Luiza de Oliveira Silva, os encontros são ministrados de forma voluntária por profissionais das áreas de educação, saúde, biologia, engenharia e outras.

 

"Com a constante pressão exercida pelo homem sobre os ecossistemas naturais, o qual busca suprir suas necessidades individuais e também econômicas de um país, torna-se cada vez mais urgente realizarmos programas de educação ambiental que tenham como intuito promover mudanças comportamentais e de consciência, a fim de que os sistemas naturais sejam protegidos", explicou Luiza.

 

Para o superintendente da Famabi, Gabriel Loeff  "o projeto de educação ambiental visa promover a consciência da necessidade de um meio ambiente equilibrado. Através de aulas práticas e teóricas os alunos podem vivenciar o desenvolvimento ambiental". 

 

O prefeito Ramon Wollinger parabeniza "todos os formandos e equipe da Famabi envolvida na realização deste importante projeto, que tem como finalidade formar e estimular adolescentes para que sejam multiplicadores de conhecimentos voltados à preservação, conservação e proteção do meio ambiente, bem como ensinamentos de cidadania e respeito".

 

Para comemorar a formatura, no dia 07/12, os Guardiões farão um passeio ao Beto Carrero World.

 

São apoiadores dos Guardiões Ambientais: Grupo Ábaco e Deltaville, Pedrita Planejamento e Construções, Inplac, Otrebor Engenharia, Distlé, Plotcollor, Construtora Novo Teto, LJL Móveis, Sucos Prats, Laticínios Holandês, Panificadora Biguaçu, Padaria Doce e Pão, Padaria Marilu, Restaurante Aqueduto e o projeto Adote um Focinho.

 

Formandos:

Ana Cristina Virtuoso

Ana Cristine Vitorino

Fellipe Lopes de Jesus

Gabrieli Apª dos Santos Ferreira

Jaciara Nataelli Batistoti

Jeniffer Elza Azeredo

Júlia Antunes dos Santos

Kailane Godoi Mattos

Kauan Rodrigo da Silva

Leonardo Francisco da Silva

Leonardo Matielo Schmitz

Maria Eduarda Ignacio Moreira

Maria Eduarda Barcelos

Mariê Cristine de Matos

Sofia de Espíndola Manoel

Tayane Linhares Siqueira

 

Serviço

Evento: Formatura dos Guardiões Ambientais

Data: 05/12 (terça-feira)

Horário: 19h30min

Local:  Sede da ASMUB Rua Francisco Carlos Miranda, s/n, Praia João Rosa

Fonte: Diretoria de Comunicação (Dicom)
Amanhecer na Biguaçu FM
06:00 as 08:00
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua Pref. Leopoldo Freiberger, 578 - Sala 4, Centro - Biguaçu/SC
Ligue agora
(48) 3243-0012
Horário de atendimento
08:00 às 18:00h | Segunda a sexta-feira, (48) 3066-0032 Administrativo / Comercial