Rádio Biguaçu FM
Publicidade
Nossa Localizacao
Biguaçu/SC
1º de Dezembro: Dia Internacional de Luta contra a AIDS
01/12/2017

O Dia Mundial de Combate à AIDS é celebrado nesta sexta-feira, dia 1° de dezembro. Por isso, é necessário lembrar da importância da prevenção e diagnóstico precoce, especialmente com a facilidade que há hoje em dia para realizar testes rápidos, que permitem a detecção de anticorpos contra o vírus causador da doença, o HIV, em menos de 30 minutos. Assim, em um mesmo momento, o paciente pode fazer o teste, conhecer o resultado, tirar dúvidas e receber orientações.

Muitas pessoas podem ter HIV e não saber. Por isso, neste dia 1° de dezembro, o Serviço de Atendimento Especializado de Biguaçu (SAEB) oferecerá a realização de testes rápidos, excepcionalmente, das 8h às 16h.

Os exames não necessitam de agendamento prévio, nem jejum. São gratuitos, seguros e sigilosos. Além disso, é realizado aconselhamento com psicólogo, com objetivo de fornecer informações sobre formas de contágio, prevenção e tratamento, além de esclarecer possíveis dúvidas.

O SAEB está localizado na Rua Emídio Amorim Veríssimo, nº 144, anexo à Policlínica Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Praia João Rosa. Para realizar os testes rápidos, é necessário apresentar apenas um documento recente (com foto) e o cartão nacional do SUS. No caso das gestantes, elas devem procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro e agendar o exame pré-natal com a enfermeira da área.

Os testes rápidos também são regularmente oferecidos nesse setor, todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, e segundas, terças e quartas das 13h às 16h. Além do exame de HIV, também são realizados testes rápidos para Sífilis e Hepatites B e C.

Saiba mais

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, que pode levar à AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Diferentemente do que acontece com alguns outros vírus, o corpo humano não é capaz de eliminar o HIV, ou seja, uma vez adquirido, o vírus permanecerá no organismo por toda a vida.

Esse vírus se espalha através dos fluidos corporais e afeta, principalmente, células do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo), chamadas CD4. Com o passar do tempo, o HIV pode destruir essas células de tal forma que o organismo se torna incapaz de lutar contra infecções e doenças em geral. Quando isso acontece, é sinal de que a infecção pelo HIV levou à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, conhecida como AIDS.

Atualmente, não existe cura efetiva para o HIV, mas cientistas e autoridades mundiais trabalham arduamente para encontrá-la. Enquanto isso, com medicações apropriadas, o HIV pode ser controlado. O tratamento médico é chamado Antirretroviral (TARV), popularmente conhecido como “coquetel”. Ele pode prolongar a vida da maioria dos pacientes com HIV e diminuir a chance de transmissão para outros indivíduos.

Prevenção

Para evitar a transmissão da AIDS, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão.

Fonte: Diretoria de Comunicação (Dicom) Foto Divulgação
Amanhecer na Biguaçu FM
06:00 as 08:00
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua Pref. Leopoldo Freiberger, 578 - Sala 4, Centro - Biguaçu/SC
Ligue agora
(48) 3243-0012
Horário de atendimento
08:00 às 18:00h | Segunda a sexta-feira, (48) 3066-0032 Administrativo / Comercial