Rádio Biguaçu FM
Publicidade
Nossa Localizacao
Biguaçu/SC
AURORA ALIMENTOS APRESENTA
02/10/2017

Descubra o que faz com que o leite dure tanto tempo fora da geladeira

Você já deve ter reparado que um selo de "leite longa vida" estampa as caixas da maior parte destes produtos. O termo indica que o leite pode durar até seis meses em temperatura ambiente, guardado nos armários da sua casa. Mas como um produto perecível pode durar tanto tempo fora da geladeira? 

Ao contrário do que se pensa, o leite de caixinha não possui conservantes: é o alimento na sua forma mais pura. Existem várias razões para sua durabilidade, mas todas elas têm relação com o extremo cuidado na esterilização desse alimento.

O fim dos micro-organismos

Tudo começa já na primeira etapa da produção: depois da ordenha, o leite cru é transportado para a fábrica em veículos apropriados que mantêm o produto puro. Depois, ele passa por uma rigorosa análise de qualidade e pelo processo de UHT (ultra high temperature, em inglês), que eleva sua temperatura a 150ºC e, em seguida, o resfria rapidamente, provocando um choque térmico. O objetivo deste processo é eliminar micro-organismos nocivos que poderiam se multiplicar e alterar o gosto, a textura e a durabilidade do leite.

Além das etapas de esterilização, o ambiente onde o leite é manuseado precisa ser higienizado com água quente e produtos químicos que acabam com vestígios de bactérias. Quem trabalha na produção também deve tomar cuidados quase hospitalares de higiene e limpeza para garantir que não haja contaminação. Afinal, qualquer substância indesejada pode comprometer a esterilização e impedir que o leite passe pelo controle de qualidade que ocorre antes antes do envase.

A super caixa

Falando em envase, de nada adiantariam todos os processos de esterilização do leite se ele não for armazenado em uma super embalagem capaz de mantê-lo purificado. É por isso que a caixa do leite tem diversas camadas e também é esterilizada antes de passar pelo fechamento hermético. 

A tecnologia utilizada nas embalagens assépticas de leite longa vida é o que garante sua durabilidade. Compostas de camadas de plástico, papel e alumínio, estes materiais combinados conseguem formar uma barreira muito resistente contra influências do ambiente externo, impedindo a interação com micro-organismos, alterações no sabor, na textura, no aroma.

Todo o processo de esterilização tanto do leite quanto da embalagem é o que faz com que ele preserve todas suas vitaminas, proteínas e minerais que fazem dele um alimento tão completo e nutritivo, livre de conservantes.

Conteúdo patrocinado pela Aurora Alimentos e produzido pelo Estúdio de Projetos Especiais & Brands

 

Fonte: DC ( Estúdio de Projetos Especiais & Brands)
Bom Dia Biguaçu
08:00 as 12:00
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua Pref. Leopoldo Freiberger, 578 - Sala 4, Centro - Biguaçu/SC
Ligue agora
(48) 3243-0012
Horário de atendimento
08:00 às 18:00h | Segunda a sexta-feira, (48) 3066-0032 Administrativo / Comercial